
Coberturas adicionais no seguro de vida: vale a pena contratar?
21 de maio de 2025.O seguro de vida é, tradicionalmente, associado à proteção financeira dos beneficiários em caso de falecimento do segurado. No entanto, esse tipo de seguro evoluiu consideravelmente nos últimos anos e, hoje, oferece uma gama de coberturas adicionais que ampliam significativamente sua utilidade e abrangência. Mas afinal, essas coberturas extras valem a pena? A resposta depende do perfil, necessidades e objetivos do segurado. Neste texto, vamos explorar as principais coberturas adicionais disponíveis e os pontos que devem ser considerados antes da contratação.

O que são coberturas adicionais?
As coberturas adicionais (ou coberturas suplementares) são proteções extras que podem ser incorporadas ao seguro de vida tradicional. Elas não fazem parte do plano básico, mas podem ser contratadas conforme o interesse do segurado, tornando o seguro mais personalizado e aderente às suas necessidades.
Entre as coberturas mais comuns estão:
– Invalidez por acidente (total ou parcial);
– Doenças graves;
– Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
– Diárias por incapacidade temporária (DIT);
– Assistência funeral individual ou familiar;
– Antecipação por diagnóstico de doença terminal.
Cada uma dessas opções cobre riscos diferentes e pode fazer muita diferença em momentos críticos.

Para quem vale a pena?
A contratação de coberturas adicionais deve considerar o contexto de vida do segurado. Profissionais autônomos, por exemplo, podem se beneficiar bastante da cobertura por incapacidade temporária, que garante renda durante o afastamento por problemas de saúde. Já pessoas com histórico familiar de doenças graves (como câncer ou AVC) podem considerar importante incluir a cobertura para doenças críticas.
Além disso, famílias que desejam um suporte mais completo em caso de emergências médicas, hospitalares, podem se sentir mais seguras com o reembolso de despesas de saúde.

Custo x benefício
Naturalmente, a inclusão de coberturas adicionais encarece o valor do prêmio mensal (valor pago pela contratação da apólice). Por isso, é importante avaliar se o custo extra se justifica pelo benefício oferecido. Em muitos casos, o investimento é pequeno quando comparado ao potencial de amparo financeiro que essas coberturas oferecem em situações adversas.
Um bom corretor de seguros pode ajudar a simular diferentes cenários e apresentar as opções mais vantajosas para cada perfil, evitando tanto coberturas desnecessárias quanto lacunas de proteção importantes.

Portanto, respondendo a pergunta proposta no título deste artigo, vale SIM considerar coberturas adicionais no seguro vida. Mais do que um custo a mais, essas coberturas podem representar um investimento em cuidado e bem-estar — para o segurado e para toda a sua família.
Crédito das imagens: Freepik